24 março, 2015

Sonda Lambda....isso existe no seu carro!


Isso mesmo....não é nenhuma peça alienígena, nenhuma zoação, é um item muito importante do seu carro.

Mas afinal, o que é "Sonda Lambda"?


A sonda lambda é um dos componentes mais importantes do carro, na parte de injeção eletrônica. Embora seja um mistério para muitas pessoas, e até para alguns mecânicos, essa peça pode ser a culpada por seu carro gastar muito combustível, ficar com a marcha lenta oscilando, e até perder potencia.

- Fique esperto....não é a mesma coisa:
   - Qual a diferença entre "Remanufaturada" e "Recondicionada"?

Embora a sonda lambda seja mais resistente do que possa parecer, vários fatores podem vir a causar uma falha ou defeito, deixando muitos mecânicos malucos. Um dos principais pode ser o combustível de má qualidade, mas também óleo, manutenção incorreta e até a falta de manutenção preventiva.


Nos carros antigos, as sondas eram colocadas logo após o coletor de escape, pois necessitavam de trabalhar com temperaturas acima de 300º C. Nos carros mais modernos, não existe mais essa necessidade, uma vez que as sondas possuem uma resistência que atinge essa temperatura rapidamente. A vida útil de uma sonda antiga é de 80.000 quilômetros e as mais recentes (com resistência interna) possuem vida útil de até 160.000 quilômetros.


A função do sensor lambda é monitorar a presença de oxigênio nos gases do escape do motor. Através disso, ele envia um sinal elétrico à injeção eletrônica para controlar a quantidade ideal de combustível que será enviado para o motor. Caso o sensor esteja com defeito, a injeção eletrônica não saberá qual a dosagem ideal de combustível, podendo enviar mais do que o necessário, causando um gasto desnecessário de combustível, além de causar desgaste de outras peças, como o catalisador por exemplo. Tudo isso acaba se tornando um prejuízo para seu bolso.


Por falta de experiência e conhecimento, muitos mecânicos acabam trocando o sensor lambda simplesmente por motivos apresentados na verificação da injeção eletrônica, mas nem sempre ele é o culpado. Outros defeitos recorrentes de outras peças do motor podem acarretar uma medição errônea do sensor, fazendo com que a peça seja a culpada da falha. Por esse motivo, o ideal é sempre pedir uma verificação detalhada ou até o caso de uma segunda opinião, até pelo bem de seu bolso.
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16 março, 2015

Lavagem a Seco.....funciona?

Nos dias de hoje, muito se fala em economizar água, reduzir o consumo e até reaproveitar. Acontece que para os amantes de carros, manter o carro limpo é uma regra.


Só que para isso, demanda grande quantidade de água. Para esse problema, hoje existe no mercado, a lavagem a seco de automóveis.

Embora encontramos resistência nesse novo método de limpeza, algumas empresas de nome no mercado desenvolveram produtos que prometem limpar seu carro, sem uso de água, e melhor, sem riscar, sem manchar e ainda prometendo manter seu carro limpo por mais tempo.

Como isso acontece???

Tudo começa com a aplicação de um produto que, em contato com a sujeira forma uma película protetora, impedindo a mesma de "arranhar" a pintura. Esse produto é muito concentrado, permitindo que uma grande parte do veículo seja limpo.


Após a aplicação do produto e espalhar com uma toalha de microfibra, espera se um pequeno intervalo para o produto agir e se limpa, usando outra toalha, sempre de microfibra.


Ao mesmo tempo que se retira o produto, vai se formando uma película protetora na pintura, fazendo com que se torne mais difícil o acúmulo e encrustamento de sujeiras.


Após a limpeza, o produto deixa a pintura com aparência brilhante. Mesmo depois de alguns dias, quando a poeira atinge novamente a pintura, apenas com o passar de um pano, normalmente microfibra, a sujeira sai facilmente, devolvendo o brilho e aparência de carro que acabou de ser limpo.

E após isso, parabéns, você economizou aproximadamente 300 litros de água, média de uso para uma lavagem.


Normalmente esses produtos são encontrados em grandes mercados e lojas especializadas em Embelezamento Automotivo.
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13 março, 2015

Cheiro de gasolina dentro do carro!

Normalmente sentimos o cheiro de gasolina somente no posto de combustível mas, em alguns casos, o motorista também percebe o cheiro no interior do veículo. Quando isso ocorre, devemos imediatamente procurar resolver o problema pois além de perder dinheiro com a evaporação do combustível, ainda corre-se o risco de um acidente.
Os pontos mais comuns são bocal de enchimento, respiro, mangueiras e vedações do tanque e da bomba.

Em alguns carros, existe uma tampa que dá acesso ao tanque de combustível bem embaixo do banco traseiro. As vezes acontece de rachar ou trincar, causando o forte cheiro dentro do carro.


Em alguns casos também o tubo de enchimento do tanque passa na lateral do porta malas, e pode acontecer de também trincar ou rachar, e o cheiro também vem para dentro do carro.


Agora, se o cheiro for sempre quando você para em algum lugar, semáforo ou garagem, deve-se verificar a bomba de combustível e seguir as mangueiras até a injeção ou carburador. Nesse caso, o ideal seria um mecânico acompanhar, pois ele saberá melhor o local onde normalmente acontecem os vazamentos.


Em todos os casos, nos primeiros sinais de cheiro forte, devemos procurar imediatamente um bom mecânico, para evitarmos problemas futuros.....e também economizar o nosso suado dinheiro.
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