24 março, 2015

Sonda Lambda....isso existe no seu carro!


Isso mesmo....não é nenhuma peça alienígena, nenhuma zoação, é um item muito importante do seu carro.

Mas afinal, o que é "Sonda Lambda"?


A sonda lambda é um dos componentes mais importantes do carro, na parte de injeção eletrônica. Embora seja um mistério para muitas pessoas, e até para alguns mecânicos, essa peça pode ser a culpada por seu carro gastar muito combustível, ficar com a marcha lenta oscilando, e até perder potencia.

- Fique esperto....não é a mesma coisa:
   - Qual a diferença entre "Remanufaturada" e "Recondicionada"?

Embora a sonda lambda seja mais resistente do que possa parecer, vários fatores podem vir a causar uma falha ou defeito, deixando muitos mecânicos malucos. Um dos principais pode ser o combustível de má qualidade, mas também óleo, manutenção incorreta e até a falta de manutenção preventiva.


Nos carros antigos, as sondas eram colocadas logo após o coletor de escape, pois necessitavam de trabalhar com temperaturas acima de 300º C. Nos carros mais modernos, não existe mais essa necessidade, uma vez que as sondas possuem uma resistência que atinge essa temperatura rapidamente. A vida útil de uma sonda antiga é de 80.000 quilômetros e as mais recentes (com resistência interna) possuem vida útil de até 160.000 quilômetros.


A função do sensor lambda é monitorar a presença de oxigênio nos gases do escape do motor. Através disso, ele envia um sinal elétrico à injeção eletrônica para controlar a quantidade ideal de combustível que será enviado para o motor. Caso o sensor esteja com defeito, a injeção eletrônica não saberá qual a dosagem ideal de combustível, podendo enviar mais do que o necessário, causando um gasto desnecessário de combustível, além de causar desgaste de outras peças, como o catalisador por exemplo. Tudo isso acaba se tornando um prejuízo para seu bolso.


Por falta de experiência e conhecimento, muitos mecânicos acabam trocando o sensor lambda simplesmente por motivos apresentados na verificação da injeção eletrônica, mas nem sempre ele é o culpado. Outros defeitos recorrentes de outras peças do motor podem acarretar uma medição errônea do sensor, fazendo com que a peça seja a culpada da falha. Por esse motivo, o ideal é sempre pedir uma verificação detalhada ou até o caso de uma segunda opinião, até pelo bem de seu bolso.

2 comentários:

  1. Boa tarde tenho um siena 1.4 2007 essa semana ele comesou a falhar e perdeu a força,a luz da injeção acendeu acho que pode ser a sonda.pois tirei ela do lugar a luz apagor e o carro funcionor melhor do que com ela sera que a sonda e o prblema nesse caso.me ajudem pois este e meu primeiro carro e sou leigo no assunto.

    ResponderExcluir