31 maio, 2013

Suspensão: Original, Fixa, Rosca ou Ar?




A suspensão de um carro é, salvo engano, o principal fator de conforto de um veículo, sem contar estabilidade, dirigibilidade e segurança para os passageiros. Embora as condições de nossas ruas e estradas, principalmente em cidades pequenas, sejam lastimáveis, cheias de ondulações, buracos e remendos mal-feitos, existem muitos apaixonados por carros rebaixados que alteram as suspensões originais dos veículos.

A partir do momento que efetuamos qualquer alteração na suspensão, já surgem as perguntas:

- Posso alterar a altura do veículo?
- Existe alguma lei que autoriza ou proíbe a alteração da suspensão?
- Alterando a altura, o carro ganha estabilidade ou perde estabilidade?
- O que é melhor: cortar as molas, molas e amortecedores especiais ou suspensão preparada (Rosca ou Ar)?

Bom....vamos esclarecer algumas:


Existe uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Transito) que especifica que não é permitido o uso de suspensão com regulagem de altura. Aqui se encaixa os sistemas de Suspensão a Rosca e a Suspensão a Ar.


Consta também que, não se pode usar molas cortadas, encurtadas ou modificadas, devendo as mesmas serem inteiriças e especificas.


Agora, se optarmos por um sistema fixo, não existe nenhum empecilho, maaaaas (aqui vem a parte complicada....hehehehehe), para alterações, é necessária a autorização pelo Departamento de Transito (Detran) e também a emissão do CSV (Certificado de Segurança Veicular).


Depois disso, temos as opções reduzidas: Suspensão Fixa ou Mola e Amortecedores Especiais.


Outra duvida: A suspensão original é projetada para atender um equilíbrio entre estabilidade e conforto. Teoricamente, quando se rebaixa um carro, a estabilidade tende a aumentar, pois o centro de gravidade fica mais baixo do que com suspensão original mas, acaba-se perdendo em conforto.

Na pratica, pode acontecer o contrario pois, se a alteração não for feita de maneira correta, por pessoas qualificadas, com material de qualidade e bem dimensionada, pode-se danificar a estrutura do carro e conseqüentemente aumentar o risco de acidentes.


Agora, mesmo com leis, perda de conforto, ainda vamos rebaixar o carro: qual a melhor opção? Vantagens e desvantagens?


Cortar as molas: opção com menor custo, pois pode-se utilizar as molas originais, o maior gasto é com a mão-de-obra do mecânico. Pouco recomendada, pois, além de ser a opção que mais afeta no conforto, é proibido por lei e pode danificar a estrutura do veículo (com certeza isso acontecerá).


Molas e Amortecedores Especiais ou Suspensão Fixa: Com um custo mais elevado, se pode adquirir molas e amortecedores especiais, fabricados especificamente para esse tipo de modificação, são as mais recomendadas pois, além de ser permitidas por lei, ainda são dimensionadas para proporcionar conforto, segurança e estabilidade para o carro.


Suspensão a Rosca: Com um valor mais em conta do que a Suspensão a Ar, proporciona uma boa relação entre conforto e altura, podendo, dependendo do tipo, modelo de carro e outros itens, ter o mesmo conforto que a suspensão original. Mesmo não sendo legalizada, existem muitos adeptos. Uma desvantagem é que, toda vez que for mexer na altura, é necessário erguer o carro e regular pra mais ou pra menos roda por roda, individualmente.


Suspensão a Ar: Provavelmente a de maior valor, também proporciona boa relação entre conforto e altura, podendo se igualar em alguns casos, à suspensão original. Também não legalizada, mas com muitos adeptos, possui a vantagem de poder alterar a altura sem sair de dentro do veiculo, apenas acionando um controle, desde que tenha um compressor. Caso contrario, usa-se um pequeno reservatório de ar, mas limita o numero de operações.



Abaixo, alguns modelos de carangos:




Bom, para todos os casos, existem muitos usuários e, provavelmente também muitas opiniões mas, se pudermos estar sempre de acordo com a Lei, dá pra ver que pode-se conciliar entre ter um carro tunado e sem complicações com a policia.


Não vale fazer igual a ele: 


Na minha opinião, recomendaria uma Suspensão Fixa pois, além de estar dentro da Lei, tem a melhor relação Custo x Benefício.


Até mais.
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23 maio, 2013

Carros Tuning....o Brasil também entrou de cabeça!!!

Boa noite galera...

Segue abaixo algumas figuras do nosso Brasil que demonstra o quanto entramos no mundo tuning....


Olha o nível do Fuscão:


Mais uma demonstração:


Um Honda....de leve....hehehehehe:


Alguem consegue ver um Uno ai ?




E umas demonstrações do publico exterior.....hehehehehe:







É galera......por hoje é só....
Até mais!!!



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14 maio, 2013

Como funciona a Direção Eletrica?

Boa noite galera.

Hoje vi uma pergunta bem interessante: Qual a diferença da direção elétrica e a direção hidráulica?


Bom, vamos colocar alguns questionamentos:

Qual a diferença entre direção comum, direção hidráulica e direção elétrica?

Bom, pra começar, vamos conhecer a direção comum:
É o modelo mais simples de direção, atua com um pinhão e cremalheira, e por conta disso, é a que envolve maior esforço do motorista, pois não conta com nenhum tipo de ajuda auxiliar para efetuar a manobra. Diz ser também a mais recomendada para motoristas iniciantes, pois ajuda a "sentir" os movimentos do carro tanto em manobras em baixa velocidade como em manobras em alta velocidade.

Vantagem: O menor custo de aquisição e manutenção.
Desvantagem: Exige muito esforço para transferência do movimento para as rodas, principalmente em baixa velocidade.

Já a direção hidráulica conta com uma bomba hidráulica que, normalmente é acionada através de correia ligada ao motor. É um dos sistemas assistidos mais usuais atualmente pois, além de ser o que tem o menor custo de manutenção, quando ocorre algum problema, não é necessária a troca do conjunto completo, apenas as partes afetadas.

Vantagem: O melhor custo beneficio pois conta com baixo valor de manutenção e facilidade de encontrar uma manutenção especializada.
Desvantagem: Esse sistema acaba roubando cerca de 3 ou 4 cavalos de força do motor e consequente um aumento de consumo de combustível.

Agora, a direção elétrica conta com um sistema bem diferente dos outros porque elimina o uso de muitos componentes que extraem potencia do motor. A direção elétrica funciona através de sensores que detectam o movimento efetuado pelo volante e transferem os sinais para um modulo eletrônico que aciona um motor elétrico auxiliando no movimento do motorista.

Vantagem: Em contrapartida à direção hidráulica, esse sistema reduz o consumo de combustível, pois além de eliminar vários itens como bomba de óleo, mangueiras, reservatório de óleo e demais itens, também apresenta melhor eficiência na utilização do espaço do compartimento utilizado e menor trabalho na montagem manual dos itens.
Desvantagem: Apresenta o maior custo e a maior dificuldade para encontrar mão-de-obra qualificada para a manutenção, caso ocorra a quebra.

Em ambos os casos, na direção hidráulica ou elétrica, caso ocorra alguma pane, não existe a possibilidade de o motorista ficar sem controle das rodas pois existe um sistema secundário que funciona através do principio da direção comum, com pinhão e cremalheira, acarretando apenas um aumento de esforço no volante.

Bom, segundo especialistas provavelmente a direção hidráulica ainda continuará sendo a mais usual devido ao seu custo, então, vamos nos adaptar e tomar todas as precauções para uma direção segura.

Até mais galera!!!
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08 maio, 2013

Up!, o novo "Gol Popular" da VW

Boa noite galera.

Estive olhando nesse imenso e vasto mundo virtual e não pude deixar de notar o novo lançamento da VW: o Up!.


É galera.....os concorrentes que se preparem pois, segundo dizem, deverá ser o principal competidor da VW na briga dos compactos.

Conforme já anunciado, o compacto deve contar com o mesmo motor 1.0, com 60cv, 3 cilindros utilizado na Europa.

O restante dos componentes ainda não foram oficialmente apresentados, mas conforme normalmente acontece, deve contar com bem menos acessórios que os mesmos automóveis da Europa. Agora, vamos esperar pra ver o que a VW do Brasil nos disponibilizará.

Um item que aparentemente foi substituído foi o tampo traseiro, que na Europa é de vidro e aqui provavelmente será de metal.


Outro item é a dianteira, semelhante ao Fox, que terá um sistema multimídia sensível ao toque.

Para que a autonomia também seja de 23,8 km/l, conforme anunciada, o Up! contará também com o sistema "Start/Stop".

Assim que a VW formalizar o lançamento e disponibilizar todos os dados, faremos um comparativo com os concorrentes direto do Up! no Brasil.

Até mais galera.
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06 maio, 2013

Etanol ou Gasolina?

Boa noite galera.




Como de costume, estamos novamente vivendo momentos de grandes variações nos combustiveis no nosso querido Brasil. A gasolina esta absurdamente cara e o etanol, pra variar, acompanhou. Em meio à esse monte de reajustes, inflações e aumento de preços, eis que surge mais um empurrãozinho....a mistura de etanol na gasolina passa de 20% para 25%.

Epa....mas isso era pra ser bom para os preços, pois teria mais demanda para o etanol, deveria ter uma redução no preço da gasolina, maaaaaaaasss......nada disso aconteceu.....hehehehehe....quanta ironia.





Porque????

Bom, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que as medidas não tem o objetivo de reduzir os preços momentaneamente.....ou seja, não significa que essa redução será repassada para o consumidor final, ou seja, para o bolso de quem usa efetivamente o combustivel....É, até agora não disse nenhuma novidade ou surpresa, pois estamos no Brasil.

Agora.....vamos ao que interessa.

Em virtude do aumento da mistura de etanol na gasolina, surge uma questão:






Ainda é valido o calculo para saber qual combustivel deve ser usado, usando o principio de que o etanol deve ser 70% mais barato do que a gasolina?

Segundo especialistas, essa mistura não deverá afetar em nada pois a perda de desempenho será imperceptivel para o motorista.






Então, ainda podemos fazer o calculo magico de dividir o valor do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina e observar qual o resultado: se o resultado for maior que 0,7 então é melhor usar a gasolina, do contrario, pode encher o tanque de etanol.

Bom galera....vamos aguardar o que vem nos proximos capitulos....hehehehe.

Até mais!!!
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03 maio, 2013

Escapamento esportivo

Boa noite galera.

Primeiramente, peço desculpas pelo longo tempo ausente, mas estamos de volta.

Hoje vou comentar um breve assunto: escapamento de carros.


Algum tempo atrás meu irmão comprou um Gol "bolinha", ano 97, e acabou colocando um escapamento "bem barulhento", como diz minha mãe.....mas com um som bastante maneiro....um ronco bem agressivo, marcando bastante presença. Hoje, eu acabei indo trabalhar com o carro dele e, para minha surpresa, ao dar a partida, não escutei o característico som ensurdecedor que fazia ao chegar aos 2.500 ou 3.000rpm. Ele voltou o escapamento original do carro.

Bom, para muitos fanáticos, ou simplesmente adoradores de tuning, isso não se faz....... mas vamos colocar algumas coisas na mesa:

- Pontos positivos: nada mais legal do que aquela presença que o ronco do carro causa ao passar, sem falar na adrenalina que provoca ao acelerar o carango. Dependendo das modificações feitas no motor, a troca do escapamento original por um escapamento tuning possibilita o ganho de alguns cv's e melhor aproveitamento do motor.

Pontos negativos: se você for fazer uma viagem longa, com varias pessoas, ela pode se tornar cansativa pelo fato do barulho constante dentro do carro, atrapalha a conversa e coisa e tal.....isso é esperiência própria, pois já aconteceu comigo. Pode acontecer também que, se não for bem dimensionado, o mesmo escapamento que possibilita o ganho de alguns cv's também pode atrapalhar o ganho do motor.

Agora, tem gente que diz que escapamento esportivo é proibido, que a lei não permite e tudo mais.....bom, pra começo, não existe lei que proíbe o uso de escapamento esportivo e sim, proíbe o uso de escapamento defeituoso, inoperante ou com descarga livre na atmosfera. Se fosse proibido a instalação, seria proibido também a fabricação e comercialização dos mesmos.

Agora, existe um item que necessita e deve ser respeitado: o catalisador.



Ele é responsável pela eliminação dos gases nocivos emitidos pela queima do combustível e é obrigatório o seu uso. E não adianta fazer o que costumava se fazer antigamente, que era soldar um tubo internamente no catalisador, pois agora estão fazendo medições dos gases na saída do escapamento e elas devem estar de acordo com a legislação.

Portanto, se você gosta de um ronco presencial e adora chegar intimando os originaizinhos, fique a vontade, vá para a oficina e saia barulhento. Só tome cuidado para não se empolgar com o barulho e ultrapassar os limites de velocidade, pois, esses são extremamentes proibidos...hehehe!!!

Segue alguns modelos que estão sendo usados:







Até mais galera.
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